Olá pessoal,

Estamos postando algumas doenças importantes que precisamos tomar cuidado!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Anorexia




É muito antigo o registro de anorexia nervosa. Sabe-se que desde a antiguidade. A pressão pela magreza absoluta aumentou o número de portadores dessa patologia. Cada vez mais gente, que não apresentava motivo nenhum para fazer dieta, restinge a alimentação da forma drástica. Essa preocupação exagerada pode provocar um distúrbio psiquiátrico grave, cada vez mais frequênte, que é a distorção da auto-imagem.
Iludida por essa falsa imagem, imagina-se com excesso de peso e diminui obsessivamente a ingesta até que, num dado momento, não consegue comer mais. Como consequência, pode desenvolver problemas graves de saúde que chegam, às vezes, a ser fatais.
Na anorexia nervosa, o emagrecimento é muito acentuado. Para avaliá-lo, utiliza-se como parâmetro o IMC (índice de massa corpórea que é igual ao peso dividido pela altura ao quadrado). Na mulher, esse número deve variar entre 19 e 24 e nos homens, entre 20 e 25. Índices inferiores a 17 ou 17,5 indicam perda de peso importante. Pacientes com anorexia nervosa sempre apresentam peso abaixo do normal e recusam-se a alimentar-se adequadamente mesmo sabendo do risco que correm.
O índice de mortalidade por anorexia nervosa atinge entre 15% e 20% dos casos. Eles estão associados a complicações clínicas ou a suicídios, pois a depressão é um distúrbio grave que pode manifestar-se no transcorrer dessa doença.
Nas situações graves em que haja pouquíssima proteína no organismo, para a reintrodução dos alimentos na dieta é preciso interná-la num hospital onde a nutricionista aumentará gradualmente a oferta de calorias. Feito o cálculo do metabolismo basal, muitas vezes se começa oferecendo um suplemento alimentar e depois se reintroduz a alimentação normal devagarinho. O objetivo é ganhar um quilo por semana, isso se não houver edema ou inchaço provocados por déficit protéico que justifique conduta diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário